texto de Júlia Conterno
As CAJUS estão de volta a Campinas.
Estar em Montevidéu cercadas de centenas de mulheres trabalhadoras das culturas e das artes teve um impacto muito grande em cada uma e no nosso coletivo.
Ainda estamos colhendo, dentro de nós, as reverberações de tudo que escutamos e trocamos por lá... Ainda que éramos diversas em nossas nacionalidades, raças, histórias, orientações sexuais havia um fio condutor comum: existir e resistir neste mundo patriarcal – que está moldado para nos invalidar, para que permaneçamos dentro de nossos lares, para invisibilizar nossos trabalhos, para colocar uma lupa de aumento sobre nossas condutas, para controlar nossos corpos.
É muito poderoso vivenciar uma unidade na diversidade. E muito emocionante estar entre frutos de nuestra América Latina.
Juntas, rumando para uma direção parecida, somos força política. Somos milhares, milhões sonhando e construindo um mundo sem as tantas estruturas que nos oprimem nesta forma de vida atual. O modo atual não é o único possível de se existir. Não vamos nos conformar. Vamos construir e aprimorar outras formas de fazer, de nos relacionar, de trabalhar, de trocar, de existir, de amar.
Escutar e observar para imaginar diferente. Cercar-nos de mulheres para fortalecer e encorajar. Vencer os medos para propor outros caminhos. Trocar para enriquecer nossas experiências. Ter rebeldia e apoio para fazer diferente.
Juntas somos força de avalanche, de tempestade tropical, de erupção, de semeadura, de criação, de nascimento, de morte do que precisar morrer para o novo surgir.
Estamos trabalhando com energia e carinho para compartilhar com vocês o que colhemos e aumentar nossas redes de trabalhadoras das culturas e das artes no Brasil.
Agradecemos muito as @gestorasenred y Encuentros de Mujeres Trabajadoras de las Culturas y Artes. pela organização deste Encontro que já é um marco na história de nosso coletivo; e também as lindas trocas com as manas brasileiras do @gestoras.ba e @alvenaria.art Espaço Cultural Colaborativo
Seguimos!
Avante América Latina! Avante as lutas das mulheres!
Publicado em 31/05/2019
Kommentare